Como fazer a sua loja de roupas se destacar no ambiente digital

Por Communicare

Por Matheus Rabelo

O Marketing Digital é a principal ferramenta para dar autoridade e aumentar as vendas pela internet

Reprodução: Banco de Imagens

O interesse por compras online é algo crescente. Por isso, desenvolveu-se o marketing digital, visto que o ambiente online passou a exigir estratégias específicas para a plataforma.

Além disso, ter uma presença online planejada acarreta em diversos benefícios. O posicionamento da sua marca se torna mais forte e seus clientes poderão logo associar hábitos e pensamentos de compra a sua loja, mais pessoas conhecerão o seu negócio e seu lucro aumentará. E muito mais.

Por outro lado, não investir em marketing digital pode ser fator de falência. As lojas de sucesso possuem estratégias estabelecidas na internet, o que oferece vantagem. Em outras palavras, não ter presença online te deixará para trás. 

Dedicar tempo às redes sociais e ao blog permite a criação de uma ponte entre sua loja e um cliente que busca por ela, mas que, muitas vezes, ainda não sabe.

Agora que entendeu a importância do marketing digital, vamos às orientações!

1 -Quem é o seu público?

Definir a sua persona é um ótimo ponto de partida para dar seguimento em tudo o que você fará na sua loja. 

Persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal, seus gostos, hábitos, questões sociais e demográficas, etc. 

Conhecer quem é o seu cliente facilitará responder com maior assertividade perguntas sobre qual linguagem usar, qual conteúdo produzir e onde promover a sua marca. Busque saber idade, gênero, comportamento, localização, classe social e tudo o que mais for útil sobre sua clientela. E registre. Crie arquivos de consulta para você e seu time sempre possuírem embasamento nas ações.

Após recolher esses dados, você pode criar a sua persona. 

Exemplificando a persona:

 Maria tem 42 anos, casada, trabalha como diarista e tem duas filhas. Ela ama assistir novelas e se encontrar com a família nos finais de semana para almoçar, passar tempo e passear. Por não ter muito tempo de ir a lojas, ela não possui muitas roupas para sair, o que afeta sua auto estima. 

Nesse caso, nossa persona já apresenta dados demográficos e comportamentais que poderão ser úteis para guiar suas empreitadas de marketing.

2 – Como conversar?

Como dito anteriormente, a persona é fundamental para definir outros setores dentro do marketing digital. Dentro desses setores, está a linguagem. Nunca subestime o poder dela. É importante se certificar que sua marca esteja falando A para pessoas A e não B para pessoas A.

Identifique, através do levantamento de dados, como seu público gosta de ser abordado. Por estratégia mais jovial? Com gírias? Ou mais formal e direta?

3 – Você tem que estar nas redes sociais?

Sim. Sim. Sim! As redes sociais, especialmente o Instagram, estão no dia a dia de todos. Então, enquanto seu cliente está no percurso até o trabalho, ele pode rolar seu feed e se deparar com seus produtos.

A internet possibilita criar vitrines virtuais, então use e abuse disso! Ei, mas nada de pedir para qualquer um fazer isso, certo? Pode parecer simples, mas tirar fotos das peças de roupas exige um olhar crítico e atento para realçar as melhores partes delas e, assim, fisgar o olhar do cliente.

Ainda, a interação e engajamento são ótimos fatores para gerar autoridade e tornar o público mais próximo da sua loja, a nível mais humano. E você ainda pode medir o que ele gosta ou não e, a partir disso, desenvolver mais estratégias baseado nesse retorno.

4 – O que postar?

Nada de ficar só nas fotos! Para se tornar referência, o seu público precisa sentir que o que você faz agrega valor e conhecimento em suas vidas. 

As redes sociais possibilitam a utilização de vídeos, imagens e gifs para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico. Poste dicas de look, analise o estilo de artistas, dê dicas de como usar roupas de formas diferentes. A criatividade é o seu limite. 

Lembre-se que o conteúdo precisa ser algo que a sua persona (lembra dela?) seja propensa a consumir.

5 – E sobre os stories?

Os stories são uma ótima maneira de mostrar aquele lado “atrás das cenas”. Mostre o cotidiano da loja, responda as dúvidas e interaja mais com o seu público! Mostre que tem alguém do outro lado da tela.

Além  disso, os stories são  ótimos para convidar as pessoas a verem algum post ou irem para links externos (como um blogpost, por exemplo).

6 – Digital Influencers é uma boa tentativa?

Cada vez mais, marcas investem em pessoas para falarem de seus próprios negócios. Aí entra os influenciadores digitais!

Escolha um que represente os valores da sua marca e envie peças para que ele fale sobre! Se escolhido bem, o público do influenciador pode corresponder ao público que você já tem e, assim, aumentar o reconhecimento e vendas da sua loja.

7 – Anúncios!

Anúncios são bons para alcançar mais pessoas e praticar o famoso retargeting. É importante para que as pessoas sempre se lembrem da sua loja.

Existem diferentes formas de anúncio, então, mais uma vez, estude sua persona! Entenda em quais plataformas digitais ela está e anuncie nelas, tendo em mente a linguagem e que tipo de mídia ela gosta de ver.

Ufa! Com essas dicas, sua loja de roupas vai ter tudo para decolar, né? Não se esqueça de fazer tudo certinho. Ah! E se você tem um e-commerce, veja as 6 dicas de ouro para o seu e-commerce. Assim como esse post, essas dicas vão te ajudar!