Consumo de cursos online cresce durante pandemia

Por Communicare

 

Cenário atual interfere na oferta, demanda e produção de cursos à distância

Por Olívia Diniz

Com a quarentena diversas mudanças de hábitos e consumo vieram também. Durante esse período, os cursos online viraram “trending”, havendo um aumento de 425% em matrículas, de acordo com estudo da Udemy, plataforma de cursos à distância. Enquanto as pessoas ficam mais tempo em casa, a oferta, a demanda e a produção de conteúdo para os cursos crescem e movimentam cada vez mais o mercado.

Luís Fellipe Borges, estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia, aproveitou o isolamento para iniciar cursos online de informática e edição. “Como eu tinha mais tempo disponível, optei por fazer esses cursos para ocupar a cabeça e tirar algo de proveitoso desse período”, aponta.

Estudar a partir de cursos online possui diversas vantagens, como horários flexíveis, comodidade, economia de tempo e dinheiro, variedade de formatos e conteúdos atualizados. “Realizar cursos online foi uma experiência positiva, sempre fazia no meu tempo, de acordo com a minha disponibilidade física e mental, sem depender de um horário pré estabelecido”, ressalta Borges.


Comodidade e conforto são alguns dos pontos positivos dos estudos online. (Foto: Freepik)
 

Essa modalidade de estudo engloba inúmeras áreas atingindo diferentes tipos de público, além de oferecer especialização e certificação. Conforme o já mencionado estudo da Udemy, os conteúdos mais procurados são relacionados a habilidades de comunicação, com um aumento de 131% no período da pandemia, mindset de crescimento avanço de 206%, e de modelos computacionais com aumento de 61%.

Muitas empresas antes focadas em cursos presenciais se inovaram. A ROBOT! Education, empresa de cursos e kits de robótica e programação para crianças e adultos, é um exemplo delas. Thiago Tonial, fundador e investidor da ROBOT!, conta que “antes da pandemia, a procura por cursos on-line era baixíssima… agora, 90% das vendas são realizadas para os cursos on-line e 10% para a venda online de produtos”.

Os cursos online, kits, manuais e produtos são disponibilizados no site da empresa. Dentre os mais buscados estão os cursos gratuitos de robótica com LEGO Education, sendo o recurso gratuito optado pelo fundador para assim, facilitar a missão de compartilhar e democratizar conhecimento. O grande sucesso dos cursos pagos é o “Robótica e Programação com BBC micro:bit“, um curso completo, de fácil aplicação e baixo custo.

Com sede em Curitiba, Paraná, a ROBOT! Education ensina seus alunos unindo conhecimento e diversão. A BBC micro:bit é um dos produtos mais procurados e vendidos por conta das suas multi funções e versatilidade. (Foto: Reprodução)

Essa modalidade de ensino veio pra ficar, gerando vantagens não só para o consumidor, mas também para quem produz. Thiago ressalta que “a escalabilidade, o potencial de atualizar e mudar, e a constante revisão dos conteúdos” são alguns dos benefícios.

A pandemia modificou a ideia de consumo antes conhecida. O isolamento e o maior tempo livre fizeram as pessoas quererem optar por um ensino atrativo e flexível, sendo os cursos à distância ideais para isso. Eles estão em alta não é à toa, e o que se espera é que esse tipo de ensino esteja cada vez mais presente.

Sugestões de cursos online para você:

Cursos de Marketing e Vendas – Rock Content 

Cursos de Robótica e Programação – ROBOT! Education 

Cursos de Design, Negócios, Fotografia, TI e muito mais – Ude