O passo a passo do Facebook ADS

Por Communicare

Por Kauê Altrão

Fonte: Banco de Imagens

Com as medidas de segurança para com a pandemia, muitos negócios migraram para os meios digitais. Ações de marketing online se provaram mais do que efetivas para os empreendedores que buscavam contornar a crise.

Alguns apostaram na publicidade orgânica, ignorando ou nem sabendo do fato da limitação de entrega e visibilidade do conteúdo. Mas, muitas dessas ferramentas vão além e são mais convencionais e baratas que os meios tradicionais de publicidade.

Quer saber como investir nas campanhas pagas e dar um “up” no seu negócio? A gente te explica!

Plataformas

Dentre as plataformas de anúncio online, em ordem com maior público, se destacam o Facebook, Youtube, Instagram e sem dúvidas a plataforma de busca do Google. São as mais acessadas e por isso, geram mais alcance. Sendo assim, as ferramentas principais a se considerar para campanhas de marketing.

O que você deve levar em consideração é o tipo de conteúdo que irá trabalhar e o que você quer. Obtenção de leads? Cadastros? Trafego entre sites? Ranqueamento SEO? Marketing de conteúdo? Fortalecimento de marca?

A plataforma mais utilizada é o Facebook e iremos focar em primeiro momento nela, pensando em um “primeiro passo” de investimento para o seu negócio.

O Facebook ADS

A rede social de Zuckerberg é um sucesso, não há como contestar. Também é um prato cheio para os empreendedores! Até abril, registrou 120 milhões de usuários no Brasil. Pra você ter ideia, quer dizer que mais da metade da população brasileira está presente nessa plataforma.

De acordo com dados de 2018, obtidos pela Agência Fante, 92% das empresas apostam no Facebook e 70% dos usuários estão pelo menos conectados a uma página de negócios. Ou seja, 84 milhões de pessoas consome esse conteúdo, chamado de Paid Social (anúncio em rede social).

Os primeiros passos

O pontapé inicial é criar sua conta na rede social e depois uma página pro seu negócio, conhecido como “fanpage”. O perfil pessoal se distingue bastante da página, levando em conta algumas restrições de uso e quantidade máxima de 5 mil amigos.

Acessou sua conta pessoal? Após isso vá na barra superior e clique em “criar” o símbolo + e na aba “Página”. Preencha as informações obrigatórias de nome, categoria, descrição, atualize sua identidade visual e pronto!

Gerenciador de Negócios

Não menos importante, a ferramenta principal de trabalho, o gerenciador de negócios. É onde você vinculará seus anúncios, gerenciará e acompanhará sua performance.  

Crie também uma conta específica para o seu negócio no Gerenciador de Negócios. Acesse business.facebook.com, clique em criar conta. Insira o nome da sua empresa, seu nome e endereço de e-mail profissional. Depois, em avançar. Preencha os detalhes da empresa e pronto.

Adicione agora a página ao gerenciador de negócios. Acesse as Configurações do negócio. Em Contas, clique em Páginas, clique em + Adicionar. Selecione Adicionar uma Página e insira o nome ou a URL da Página do Facebook.

Entendo as campanhas

No gerenciador de Anúncios (Aba localizada na esquerda – ferramentas para empresas – gerenciador de anúncios) você irá criar suas campanhas de marketing. Clicando em “criar” você do início a essa configuração da campanha, conjunto de anúncios e anúncios.

Em campanha você irá definir o objetivo, como por exemplo: envolvimento – obter mais engajamento com suas publicações (curtidas, comentários, compartilhamento)

Os objetivos de marketing mais utilizados:

  • Trafego: Envie mais pessoas para um destino, como um site.
  • Conversões: Gere ações valiosas no seu site, como vendas.
  • Geração de cadastros: Gere mais cadastros, ótimo para obter endereços de e-mail de pessoas interessadas na sua marca ou empresa
  • Envolvimento: Obtenha mais engajamentos com a publicação, curtidas na Página, participações no evento ou obtenções da oferta

    Ao passar o cursor em cima de cada um, o gerenciador informa brevemente o foco do objetivo.

E em conjunto de anúncios, você configura a estratégia de direcionamento, definindo região, local e alcance.

O público e suas características, o interessante aqui é defini-lo de acordo com os interesses de sua persona. Quanto mais preciso, mais direcionado será para seu público ideal. Se você trabalha com, por exemplo, venda de maquiagens, o certo seria desenvolver como público-alvo: Mulheres, 18 – 65+, interessadas em “beleza”, “cuidados”, “maquiagem”.

Também definirá o orçamento e programação de período de início e fim de vinculação. Existem valores mínimos de orçamento que são diretamente proporcionais ao tempo de vinculação. Por exemplo, o mínimo que você pode investir diariamente em um anúncio seria o correspondente ao valor do real em dólar.

Por último, os anúncios são visuais criativos, como imagens ou vídeos, que levam o público a fazer ou ver aquilo que você está tentando promover. Também onde serão vinculados: Feed, Storie, Messenger, Marketplace, Instagram…

                                 

Após configurar todas as etapas do anúncio, é só publicar. O Gerenciador irá lhe fornecer dados para que você possa fazer o acompanhamento de performance. A qualquer momento você pode interromper, alterar e se preferir, recriar sua campanha, caso acredite que não está indo bem.

Com o tempo você pegará afinidade e verá como é fácil, mas é preciso sempre estar estudando a plataforma, métricas e ações. Comece fazendo um teste, conforme for pegando o jeito, vá investindo.

Quer entender melhor as suas métricas e o que você pode fazer para potencializar suas campanhas? Entre em contato conosco e marque um briefing sem compromisso!