O que faz alguém compartilhar seu conteúdo?

Por Communicare

6 dicas para fazer sucesso na internet

Por Bruna Villela

Impulsione o seu engajamento com o marketing de conteúdo. Fonte: Banco de imagens

O Marketing de Conteúdo está inserido no Marketing de Atração(Inbound Marketing) o qual objetiva atrair e descobrir os interesses do público de modo menos invasivo e sutil.

O primeiro configura-se como um investimento indispensável à quem quer ter visibilidade online e ser relevante para seus clientes, ao saber se afirmar na internet para chamar a atenção e se destacar entre a concorrência.

Em 2018, 73% das empresas brasileiras já contavam com essa estratégia, a qual visa promover uma percepção positiva de sua marca, e, foca no engajamento e crescimento da sua rede de leads, por meio da geração de valor para as pessoas.

Sabe-se que, atualmente, o público tem poder de escolha quanto aos conteúdos que vai ou não consumir nas redes sociais, assim como você, apostando no marketing digital, tem o poder de oferecer exatamente o que ele quer!

Mas claro, é necessário passar a mensagem certa no momento certo e ao alvo certo.

COMO FAZER?

Para despertar o interesse e fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo, além de um conteúdo visual bonito e uma mensagem bacana, você deve publicar de forma consistente e utilizar as ferramentas certas.

Hoje em dia, em apenas uma questão de segundos seu anúncio/publicação pode ser ignorado ou receber um clique, e, para garantir que o segundo aconteça, você deve:

Reagir rápido

 Além de planejar com antecedência as temáticas das postagens e estabelecer o melhor horário para fazê-lo com base no perfil dos usuários de seu interesse, ter uma equipe atenta a tudo que está ocorrendo, como eventos, acontecimentos, etc. É a sua chance de apresentar conteúdo oportuno (posts “na hora certa e no lugar certo”) assim que algo acontece, e claro, sempre criar de forma original e condizente com a “personalidade” da sua marca.

Optar pelo “fácil de digerir”

 Imagens, vídeos, gifs, slides (não muitos) e infográficos (pequenos) são mais envolventes e fáceis de processar em meio a tantas informações e postagens diárias que tornam os usuários mais impacientes e desinteressados.

Ademais, é um boa realizar testes e descobrir qual o melhor período para seu público consumir esse tipo de informação (nas primeiras horas da manhã, logo após o almoço, no final do dia, etc.)

Algumas ferramentas para a criação visual: Canva; Adobe.Spark; RELAY; Fotor; Designfeed.io.

Algumas ferramentas para  a criação de vídeo: Flipagram; Ripl.com; PicPlayPost.

Algumas ferramentas online podem otimizar o fluxo de trabalho. Fonte: Banco de imagens

Produzir “sob medida”

 Ter um público segmentado, isto é, com um perfil bem definido, facilita a criação de conteúdo relevante e útil, fato que aumenta a possibilidade de repost do mesmo.

Recentemente, os Vídeos (como os do formato “Stories”) vêm roubando a cena e se tornando mais populares entre os usuários, seja no Facebook, no Instagram (IGTV e REELS) ou no próprio YouTube.

Assim, apostar nessa forma de produção é válida, entretanto, cada mídia social deve ter seu próprio conteúdo adaptado e em formato adequado para a rede em questão.

Investir no “boca a boca”

 Para sua audiência compartilhar suas publicações, deve valer a pena fazê-lo; então, além de ser diferente, ousar e inovar no mercado, contar com parcerias pode trazer mais segurança e confiança sobre seu produto ou serviço para as pessoas.

Vale ressaltar que devemos utilizar o recurso de influenciadores corretamente, ou seja, não basta escolher quem tem mais seguidores ou quem é mais famoso, mas sim com quem seu público se identifica e familiariza.

Dessa forma, a autenticidade do digital influencer ajuda a desenvolver  uma conexão mais profunda e maior lealdade à sua marca. E lembre-se: qualidade é melhor que quantidade quando se quer promover um negócio.

Eliminar atritos

 Possuir obstáculos entre seu público e as ações que você quer que ele tome, só atrapalha e torna menos provável que algo realmente venha a acontecer.

Logo, ter habilidade de guiar os leitores e pedir para fazer algo específico, fácil e direto – que requeira apenas 1 passo, por exemplo – aumentam suas probabilidades de êxito.

Por exemplo, um painel de botões de compartilhamento – em outras mídias sociais – é um ótimo facilitador de tomada da ação.

Não esquecer do “Call to Action” 

Essa função facilita a tomada de decisão dos leads, seja para clicar, ler ou compartilhar algo e os leva para uma landing page, uma página de inscrição ou à um conteúdo mais completo.

Para superar as expectativas e incentivar o compartilhamento de suas postagens, os objetivos e metas devem ser claros, e você deve comunicar qual benefício as pessoas terão ao clicar no CTA, ou seja, qual proposta de valor você oferece: resolver un problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo.

Fonte: Banco de imagens

 Bom, depois de todas essas dicas, está na hora de colocar em prática, não é mesmo?

Então não se esqueça: o que motiva alguém a compartilhar seu conteúdo é o convencimento pelo próprio conteúdo ou por sua marca em si, o segredo está em 50% no que você produz e em 50% como você promove!