EMEJ Virtual e sua adaptação em 2020

Por Communicare

Evento trouxe grandes desafios e um novo olhar sobre a força do MEJ

 

Reprodução: Instagram (@emej2020)

O Encontro Mineiro de Empresas Juniores (EMEJ) aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de novembro. Devido à pandemia causada pelo COVID-19, os empresários juniores se reinventaram para fazer o evento acontecer. 

Durante os dias, profissionais exploraram assuntos envolvendo Marketing, Gestão de Pessoas e outros assuntos que englobam o cenário do Movimento Empresa Júnior (MEJ). O evento acontece anualmente e é realizado para promover a união das empresas juniores e estimulá-las a alcançar grandes resultados.

Matheus Leopoldo (20), estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), trabalha na Federação Mineira de Empresa Juniores (FEJEMG). Ele atuou como coordenador de conteúdo durante o EMEJ 2020, sendo um dos responsáveis pela organização do evento.

Um dos desafios explicados por Leopoldo foi o da escolha de uma plataforma que conseguisse comportar 1500 pessoas de forma prática e organizada. O Zoom foi a escolha, mas a quantidade de comentários no chat do evento trouxe risco de travar a plataforma enquanto anúncios eram feitos. 

Outro problema apresentado foi a dificuldade em auxiliar os congressistas. Em um evento normal, alguém da equipe do evento ajudaria os participantes com os problemas, mas o ambiente online dificultou essa aproximação. Para que isso não fosse um empecilho, o evento organizou um “Guia do Congressista” que concentrou as informações necessárias sobre o evento, além do desenvolvimento de uma plataforma intuitiva e outra de assistência através do Discord.

A garantia da boa experiência foi o que norteou os planos da equipe do evento. As falhas não podiam acontecer, pois a distância impossibilitava uma resolução rápida. “Algumas coisas não podiam dar errado, se não as consequências seriam bem maiores”, conta. 

A equipe se assegurou em testar todos os equipamentos e plataformas. Alguns equipamentos ficaram de reserva e pronto para uso para que todo o impacto das falhas fosse sanado imediatamente.

Por outro lado, conseguir a participação dos palestrantes foi mais fácil. Segundo Leopoldo, os convidados precisavam viajar de avião até o local do evento nos eventos anteriores. A logística apresentava alguns problemas, incluindo as recusas por parte dos profissionais. Essas situações conseguiram ser melhores contornadas neste ano, por causa da facilidade proporcionada pela palestra virtual.

A equipe Communicare Jr também participou do evento, no qual se tornou uma empresa júnior federada. Gabriela Costa, atual diretora de Projetos na EJ, relata que foi uma boa experiência com menor custo, apesar de ser mais cansativa por ter que ficar em frente ao computador por muitas horas. Costa diz que a experiência presencial do último ano a deixou com saudades de ter contato com outras pessoas, fazer benchmarking e conhecer outras realidades. “Senti falta de tirar foto com a nossa EJ (empresa júnior), carregar a bandeira para lá e pra cá…”, complementa.

Mesmo com os desafios, o EMEJ aconteceu devido ao seu impacto cultural na rede mineira e à conexão com as empresas juniores e os núcleos. “O MEJ significa para mim uma resposta para os problemas que o nosso país sofre hoje”, desabafa Leopoldo. 

O evento deste ano proporcionou muitos ensinamentos de acordo com o estudante. Além de adquirir experiência ao desenvolver um evento dessa magnitude online, a equipe do evento aprendeu a trabalhar com pessoas diferentes e com interesses distintos. “No ano que vem, caso as coisas não voltem (ao normal), a gente vai ter o EMEJ de novo, seja ele online, seja ele presencial”.

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