Como desenvolver a identidade da sua marca no Instagram

Por Communicare

Por Gabriel Reis

A identidade de uma marca é aquilo que mostra para o mundo quem ela é, portanto é importante valorizar os detalhes que podem diferenciá-la de todas as outras. 

Fonte: Banco de Imagens

A identidade, tanto visual quanto no modo como a marca se comunica, é hoje uma das peças-chave para atrair novos visitantes, afinal, é através dos conteúdos publicados e impulsionados por ferramentas de marketing que essas pessoas se sentirão tentadas a conhecer o seu serviço. 

 Além disso, acessar o perfil de uma marca no Instagram e ter o impacto de ver um feed coeso, interligado e único, sem dúvidas garante que o usuário irá passar mais tempo diante do que sua empresa pode oferecê-lo.

 E é pensando em tudo isso que nós da Communicare Jr separamos algumas dicas para atrair os holofotes do Instagram para sua marca, como forma de atrair novos seguidores e possíveis clientes. Não vai perder essa chance, não é mesmo?

O que os olhos veem o coração sente

  O ponto mais importante ao desenvolver a identidade de uma marca são os aspectos visuais que a compõem. 

 A identidade visual funciona como aquilo que atrai o público a conhecer o universo do seu negócio e portanto deve receber atenção máxima. Antes de conquistar o bolso é preciso conquistar a mente dos seus clientes. 

 A seguir estão três passos para você atingir o feed perfeito: 

  1. Paleta de cores: Defina até três cores que irão compor os materiais de divulgação e demais conteúdos do perfil da sua marca.
    As cores têm o poder de despertar sentimentos e ficam mais facilmente gravadas na mente das pessoas. Elas são tão importantes que a Coca Cola até mudou as roupas do Papai Noel de verde para vermelho, tudo para alimentar sua estratégia visual de marketing. 
  1. Conteúdos úteis: Não adianta postar qualquer coisa e achar que os seguidores virão. É preciso antes de tudo saber pelo o quê o seu público se interessa e aliá-lo aos produtos e serviços da sua marca. 
  2. Posts interligados: Uma estratégia muito usada pelas marcas atualmente são os posts que se complementam, sejam em conteúdo ou em estética. Eles fazem com que os usuários que visitem sua página tenham a ideia de que o conteúdo é previamente pensado e produzido, não sendo publicado por acaso.

O perfil da Nubank no Instagram é um ótimo exemplo de planejamento visual e estético, usando de uma paleta de cores bem definida, conteúdos de interesse dos usuários e postagens que se complementam.

O perfil da Communicare Jr também é um ótimo exemplo de identidade visual, fazendo o uso de uma paleta de cores padrão, além das fontes dos textos e conteúdos de interesse dos seus seguidores. Já seguiu a @communicarejr hoje?

Uma palavra pode valer mais que mil imagens

 Outro ponto muito importante na hora de tornar a identidade da sua marca única, não somente no Instagram, mas em qualquer rede social, é estabelecer um tom de voz original. 

 É essa especificidade no seu modo de se comunicar com seus seguidores que tornará a relação de vocês ainda mais próxima e criativa.

 Aqui no Estúdio Communicare nós já falamos mais sobre o assunto e como as empresas personificam seu tom de voz através de brand personas. Você pode clicar aqui e conferir essa estratégia que revolucionou o mercado do marketing. 

  A Netflix é um ótimo exemplo quando se fala de marcas que usam e abusam da sua comunicação para gerar engajamento e estreitar relações.

 Principalmente através do seu perfil no Twitter, a Netflix tem um modo extremamente único para fazer divulgações, enquetes e interagir com seus seguidores. Abaixo separamos alguns desses tweets para inspirar você a criar um jeitinho único para sua marca se comunicar. 

Para fechar com chave de ouro 

 Por fim, é importante saber como o algoritmo do Instagram funciona, principalmente no uso das “#” e das diversas maneiras de produzir conteúdos que a plataforma oferece. 

 Então não perca os próximos conteúdos aqui do Estúdio em que abordaremos um pouco mais sobre esse assunto. 

 Não se esqueça de que a principal dica para se destacar no Instagram é: seja autêntico. Fuja daquilo que todos estão fazendo e crie o seu jeito único de ser e se comunicar, não somente no Instagram mas em qualquer rede social.