Diversidade no ambiente de trabalho: benefícios e como fazer

Por Communicare

Por Isabella Vasconcelos

Você sabe como deixar sua equipe mais unida, criativa e estimulada? Uma forma é incentivar a diversidade dentro da empresa. Além de criar um ambiente de trabalho mais atrativo, também melhora a imagem da empresa tanto para os consumidores quanto para as parcerias futuras. 

Foto de Christina @ wocintechchat.com em Unsplash

Toda empresa tem uma responsabilidade social. Assim, dentro de uma sociedade multicultural é importante que a organização tenha uma postura que desenvolva e represente essa multiplicidade por meio da diversificação dos colaboradores. Ainda mais quando os dados não representam essa diversidade.

Segundo o IBGE, a população negra, que representa 54,9% da população total, ocupa apenas 4,7% do quadro executivo das empresas. Além disso, no Brasil, há 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), contudo, somente 0,84% desse grupo estão incluídos formalmente no mercado de trabalho.

Desenvolver a diversidade dentro da empresa pode trazer muitos outros benefícios, pois uma equipe diversificada, ou seja, com várias visões de  mundo, consegue resultados melhores na solução de problemas.    

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

Na sociedade, encontramos vários grupos sociais, como os étnicos, de gênero, LGBTQIA+, regionais, de classe social, religiosos, de pessoas com deficiência, etc. Portanto, quando as empresas inserem essas pessoas no seu quadro de funcionários, ocorre a diversidade no ambiente de trabalho.

É necessário que as organizações aceitem os profissionais como eles são. Assim, gerando espaço para a convivência com as diferenças. Afinal, incluir a pluralidade mostra uma postura madura e que acompanha as mudanças sociais. 

Quais os benefícios que uma equipe diversificada traz?

Uma equipe diversificada traz muitos benefícios à empresa. Tanto na convivência interna, como na entrega de resultados.

Menos conflitos internos

Foto de Ali Yahya no Unsplash

Organizações que incentivam a diversidade criam uma ambiente mais amigável e respeitoso. Dessa forma, a convivência interna se torna mais colaborativa, empática e acolhedora, evitando conflitos. 

É claro que conflitos e discordâncias vão continuar a existir. Entretanto, não estarão ligados a questões individuais, mas, sim, buscando o desenvolvimento dos melhores resultados para a empresa. 

Resultados melhores

Com um ambiente de trabalho mais acolhedor e empático, os colaboradores se sentem mais estimulados e engajados para realizar suas demandas.

 Um clima interno que favoreça o trabalhador aumenta sua expectativa de vida e proatividade. Além de que sua capacidade criativa é estimulada, uma vez que se sente mais acolhido e confortável. Esses fatores contribuem para que os resultados sejam mais positivos.

Menor índice de rotatividade

Ambientes de trabalho não acolhedores e representativos geram mais conflitos internos, o que leva a um maior número de demissões. Isso causa, consequentemente, um aumento do índice de rotatividade dentro da empresa, além de gerar custos e encargos de demissão.

 O maior índice de rotatividade aumenta o tempo e orçamento investido com treinamentos e integração dos recém- contratados. 

Melhora a imagem da empresa

Ninguém quer a imagem da empresa ligada a intolerância. Ter uma corporação que valoriza e representa a pluralidade constrói, positivamente, a imagem da instituição. Isso atrai novos talentos e parcerias, pois mais pessoas vão querer fazer parte da cultura da empresa. 

Como implantar e incentivar a diversidade dentro de uma empresa?

Implantar e incentivar a diversidade no ambiente de trabalho começa pela contratação de uma equipe mais plural. E não para por aí. São necessárias políticas cotidianas para estimular a diversidade.  

Recrutamento inteligente

Como já foi dito, a implantação da diversidade começa na contratação de funcionários plurais. Por isso, é muito importante que, através do processo seletivo, os recrutadores busquem profissionais diversificados, evitando que a equipe seja formada por pessoas que pensem sempre da mesma maneira.

Um jeito de fazer isso é com a seleção às cegas. Ou seja, dados que não falam sobre as qualificações profissionais, como gênero, nome e idade, são apagados dos currículos. Assim, o foco será as capacidades profissionais de cada candidato.

Respeito e inclusão cotidianas

É necessário estimular o respeito e incluir todos. Ou seja, favorecimentos não podem existir, independente do motivo e as avaliações devem se basear apenas no desempenho dos funcionários. 

Ainda, a empresa deve ter uma posição firme contra qualquer tipo de assédio, piadas ou “brincadeiras”. Esses comentários e atitudes podem parecer inofensivos para quem faz. Contudo, são extremamente delicados para quem sofre.