Setor brasileiro de e-commerce se destaca em 2020 e bate meta de crescimento

Por Communicare

O e-commerce brasileiro teve aumento de 56,8% em seu faturamento nos oito primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Por Fernanda Neves

Em 2020 vários setores da economia brasileira foram prejudicados pela pandemia do coronavírus, como o turismo e o transporte aéreo, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia. Entretanto, a situação foi bem diferente com o e-commerce, que foi favorecido pelo isolamento e distanciamento social. 

A população em geral teve sua movimentação nas ruas restrita, o que tirou o prazer de passar uma tarde fazendo compras, ir em restaurantes e cafeterias, por esse motivo o e-commerce se tornou atrativo. Pelo computador, tablet ou celular, o indivíduo tem acesso a um mundo de possibilidades de compra, com pagamento facilitado e entrega personalizada. Todas essas vantagens somadas ao momento pandêmico contribuíram para o crescimento desse setor. A principal aliada digital na popularização dessa área são as redes sociais. 

O que é e-commerce e como ocorreu seu crescimento?

Esse setor da economia se refere ao comércio eletrônico, ou seja, negócios que estruturam seu processo de venda na internet. Ele não é apenas uma loja virtual abrigada em um site, todo o processo digital é considerado um e-commerce. As redes sociais, e-mail marketing e outras estratégias não servem só para divulgação, mas participam da venda ativa dos produtos. 

O e-commerce apresenta muitas vantagens para os consumidores e os proprietários dos negócios quando comparado com as lojas físicas, principalmente porque ocupar espaços virtuais demanda um custo menor, que reflete no valor dos produtos oferecidos pela empresa. Sendo assim, o consumidor consegue adquirir uma mercadoria de maneira rápida, a qualquer momento, por um melhor preço. Além disso, o cliente tem liberdade para escolher a forma de pagamento que lhe for mais conveniente e recebe sua compra no conforto da sua casa, no trabalho ou em qualquer local que preferir.

Essas vantagens se tornaram ainda mais pontuais com a pandemia do covid-19, que exigiu um isolamento social nunca visto antes pela maioria da população. Isso acarretou no crescimento do setor, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) realizou uma pesquisa em parceria com o Movimento Compre&Confie que constatou que o comércio eletrônico brasileiro bateu a marca de R$41,92 bilhões de faturamento em agosto deste ano.

Confira abaixo as cinco categorias dessa área que mais tiveram alta nas vendas:

 

 

Papel das redes sociais 

As vendas online têm como grande aliado o marketplace, que nada mais é que uma variação, um tipo de e-commerce. Nele, várias lojas de diferentes segmentos oferecem seus produtos em uma única plataforma, que é responsável por mostrar os objetos para os internautas, intermediar o processo de pagamento e normalmente se responsabilizam pela entrega. Se ainda parece um pouco estranho essa forma de adquirir mercadorias, basta se lembrar das famosas OLX e Mercado Livre, conhecidas pela facilidade de compra, variação de oferta e garantia de qualidade de produto. 

A grande questão é que essa possibilidade está disponível no Instagram, rede social que em 2019 contava com 72 milhões de usuários brasileiros, de acordo com pesquisa da empresa alemã Statista. Na quarta aba do aplicativo agora existe a opção “comprar”, na qual vários produtos de diferentes lojas são exibidos com seus respectivos valores. Caso o usuário tenha interesse em realizar a compra ele pode ir direto para o site da empresa ou adicionar o item à sua “lista de desejos”. É uma maneira muito fácil de procurar e encontrar os produtos que se deseja adquirir.

(Foto: Reprodução/Instagram)

A partir dessas evoluções dos meios tecnológicos e do crescimento do setor de e-commerce no país, fica nítida a necessidade de ter uma boa presença nas redes sociais. Para isso, os empresários e comerciantes podem contar com o apoio de empresas especializadas em marketing e gestão de mídias sociais, que irão elaborar estratégias para criar um bom relacionamento com seus clientes e promoverão seus produtos nas melhores plataformas digitais