Desenhos Digitais X Desenhos à mão

Por Communicare

Por Izabella Araujo

“Acredito que a maior limitação, nos dois casos, é o dinheiro.”

  As ilustrações possuem o objetivo de transmitir ideias, sentimentos e pensamentos de um artista. Seja com papel e lápis ou uma mesa digitalizadora, o artista passa para as suas artes todas as suas maiores inspirações e individualidades.

A ilustradora e design curitibana Beatriz de Fortini é uma artista e tanto. Desde muito nova começou a desenhar do jeito mais tradicional conhecido, com lápis e papel, e hoje utiliza a tecnologia a seu favor. Para ela, que decidiu desde os 13 anos que queria utilizar os seus talentos artísticos como profissão, os desenhos digitais hoje são a melhor opção para o seu trabalho “Hoje eu prefiro desenhar digitalmente porque consigo alcançar resultados melhores para os temas que proponho. Além disso, o desenho digital me ajuda a fazer algumas intervenções com diagramação que se assemelham mais a design gráfico”. 

A design Beatriz segurando uma de suas artes. Para acessar o instagram da artista clique aqui

Desvantagens

O desenho digital pode ser feito de várias maneiras, mas as ferramentas mais comumente utilizadas são a mesa digitalizadora e o computador, duas ferramentas caras. Por isso, fazer desenhos digitais acaba necessitando de investimentos que às vezes podem fugir da realidade monetária do artista. “Desenhar digitalmente é caro, porque mesmo que o artista use um programa ‘free’, sempre que precisar trocar de equipamento ele é forçado a fazer um grande investimento, seja em computador, numa mesa digitalizadora, celular ou em um tablet. E quando digo ‘forçado’ é porque o artista digital é obrigado a comprar qualquer um desses aparelhos caso deseje desenhar”, disse Beatriz.

 Mas, para quem imagina que desenhar a mão é sempre barato, a artista informa que o dinheiro acaba sendo uma limitação nos dois casos. “Por mais que desenhar tradicionalmente seja barato num primeiro momento, conforme o progresso do artista ele vai querer avançar em técnicas, e isso implica em compra de materiais que são mensais ou semestrais, né, já que eles acabam ou podem se danificar com o passar do tempo”.  Além do dinheiro, outras desvantagens pouco comentadas são uma realidade para os amantes de desenhos feitos com papel e lápis como a necessidade de espaço para armazenamento das artes além dos riscos de deterioração. 

Vantagens

Já no quesito vantagens, o desenho digital acaba ganhando mesmo que o investimento monetário seja maior. “O desenho digital permite uma gama de materiais que simulam técnicas tradicionais ou mais refinadas. Voltar atrás quantas vezes quiser para consertar erros e poder visualizar diversas possibilidades de resultados de forma prática, como mudança de cores, posicionamentos e tamanhos, além de materiais e armazenamento infinitos”, disse. 

Desenho feito de forma digital por Beatriz. Para acessar seu instagram de artes clique aqui

Apesar de sair perdendo em alguns aspectos, o desenho feito a mão também possui vantagens, segundo a curitibana. “Na minha opinião, as vantagens do desenho tradicional é a facilidade da produção. Fazer um desenho rápido à mão é mais intuitivo do que digitalmente. Poder desenhar onde quiser, quando quiser.”

Eai, qual a sua opinião sobre “Desenhos digitais X  Desenhos à mão”? Deixe um comentário para a gente.