PC, Xbox e Playstation: A opinião dos gamers sobre as plataformas

Por Communicare

Jogadores diversos elencam vantagens e problemáticas de consoles e computadores

Por: Paulo Félix

Uma nova geração de consoles foi lançada em 2020, ainda mais avançada tecnologicamente que a anterior. Com a promessa de 120 fps (“frames por segundo”) e resolução 4K em televisores, além de tecnologias de iluminação avançadas (o Ray Tracing), tanto o Playstation 5 quanto o Xbox Series X/S se provaram potentes, colocando em xeque os gamers de PC.

Entretanto, muitos jogadores ainda insistem nos computadores. Os dados da Valve, empresa fundadora da plataforma de jogos Steam, revelam que o serviço obteve mais usuários mensais em 2020 que os serviços de console —como a Xbox Live e a Playstation Network —, embora os novos consoles ultrapassem a tecnologia de diversos computadores gamers.

Sendo assim, resta perguntar: o que atrai os jogadores para as diferentes plataformas existentes? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma? Para responder este questionamento, três jogadores foram entrevistados, todos usuários de uma plataforma diferente (Playstation 4, Xbox One e PC).

Mouse e teclado gamer. Foto: Pixabay

Para Heitor Miranda, estudante de engenharia civil e jogador em PC, o computador possui maior versatilidade e melhor custo-benefício para jogos: “Até o lançamento dos consoles de nona geração (Playstation 5 e Xbox Series X/S), a principal vantagem era o melhor desempenho gráfico. Porém, ter um computador com desempenho de um console de última geração é inviável. Ainda assim, ter um bom PC traz inúmeras vantagens. A principal delas é o preço reduzido dos jogos. As promoções da Steam permitem que o jogador, sem gastar muito, tenha acesso a uma infinidade de jogos exclusivos da plataforma. Além disso, o dinheiro gasto para comprar um computador decente não se converte em apenas uma plataforma de jogos, como os consoles, mas sim em algo que permite qualquer tipo de uso, como consumir mídia ou trabalhar com softwares”.

Todavia, Heitor elenca como desvantagem a montagem da máquina: “O elevado custo das peças de computador torna ainda menos democrático o acesso aos jogos nessa plataforma”. 

O console Playstation 4. Foto: Pixabay

Alan Carvalho, estudante secundarista e gamer de Playstation 4, aponta a assinatura do console como uma vantagem: “Na PSN, diferente do Xbox Game Pass, os jogos podem ser jogados mesmo após o pagamento do serviço expirar, um serviço semelhante ao que a Epic Games (serviço de PC) faz. A diferença é que a PSN é paga”.

Como desvantagem, ele aponta a taxação dos jogos: “Pelo menos no Brasil, o preço dos jogos tende a ser abusivo. Os jogos grátis da PSN são mensais e, após baixados, podem ser jogados a qualquer momento. Ainda assim, ele não é páreo para o catálogo do Xbox Game Pass que, embora tenha jogos que só possam ser jogados enquanto o serviço está sendo pago, acaba valendo muito mais a pena no Brasil por ter uma variedade bem maior e o serviço ser mais barato que o da PSN”.

O controle do Xbox One. Foto: Pixabay

Sobre o Xbox Game Pass, Marina Sousa, estudante de artes visuais e jogadora em um Xbox One, comenta: “O custo-benefício dessa assinatura chega a ser ridículo do quanto que vale a pena, além de ter um ótimo suporte e lista de jogos no geral”.

Como empecilho, ela critica a falta de exclusivos e o controle do console: “O simples fato de que os controles wireless funcionam a base de pilha dificulta bastante, o que além de incentivar o uso constante de pilhas não recarregáveis, algo extremamente danoso ao meio ambiente, também impulsiona o consumidor a gastar a mais, seja com as baterias que a Microsoft oferece com um preço altíssimo, ou comprando pilhas recarregáveis. Outro problema muito comentado é a falta de exclusivos para o Xbox, principalmente dado a grande qualidade ou renome dos exclusivos de outras plataformas das concorrentes, como a Playstation e a Nintendo.”

Com as vantagens e desvantagens ponderadas, cabe a cada jogador escolher a plataforma que mais se adequa à sua situação. Seja pelo gosto por jogos exclusivos de determinada plataforma, pelo custo-benefício ou ainda o costume com o uso de controles ou teclado, o que realmente importa é aproveitar a experiência da plataforma ao máximo, seja ela um console ou um PC.

E você, tem preferência por alguma plataforma? Conta aí pra gente!