Cientistas encontram primeiro ninho de dinossauros do Brasil em Uberaba – MG
Artigo publicado na revista científica Scientific Reports comprova o achado de 20 ovos do grupo dos titanossauros
Por Izadora Faria
Reprodução gráfica dos titanossauros e seus ovos
Foto: Reprodução Estado de Minas
Um grupo de cientistas argentinos e brasileiros encontraram um conjunto de 20 ovos de dinossauros em uma área de mineração de calcário desativada localizada no bairro Ponta Alta, na Zona Rural de Uberaba – MG. O achado é o primeiro ninhal encontrado no Brasil. Segundo o artigo publicado pela revista científica Scientific Reports, no dia 24 de março, os ovos possuem cerca de 80 milhões de anos e por meio do estudo de suas características, foi constatado que eles pertencem ao grupo dos titanossauros.
Em entrevista concedida ao Portal G1, o paleontólogo Thiago Marinho, um dos cientistas que lideraram a pesquisa e assinaram o artigo, contou que logo suspeitaram que o achado tratava-se de ovos de titanossauro, pois cada um dos deles media cerca 12 centímetros de diâmetro e 900 cm³ de volume. A partir da análise da casca e da comparação com fósseis encontrados em outros locais do mundo, principalmente com dois sítios arqueológicos na Argentina, ficou constatado que a ninhada pertencia, de fato, a uma fêmea de titanossauro que viveu naquela região há aproximadamente 80 milhões de anos.
“As características apontadas no estudo mostraram que os titanossauros faziam um buraco no solo utilizando as patas e depositavam os ovos no ninho formado. Também apontou várias camadas de depósito de ovos, o que comprovou que os titanossauros usavam o local sazonalmente para deposição deles. Ou seja, eles voltavam ali de tempos em tempos para deposição”, contou Marinho ao G1.
Ovos encontrados em Ponta Alta, Uberaba – MG
Foto: Reprodução UFTM
De acordo com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro ( UFTM ), desde o início das pesquisas paleontológicas somente haviam sido recuperados alguns ovos isolados e esta é a primeira vez que uma ninhada completa é encontrada no Brasil. Thiago Marinho também contou ao G1 que os estudos para comprovação do sítio de nidificação, local onde os dinossauros faziam ninhos para depositar seus ovos, começaram há quatro anos.
Segundo a UFTM, o primeiro fóssil formalmente descrito em Uberaba foi achado em 1951, sendo um ovo esférico atribuído também ao titanossauro. Desde então as pesquisas paleontológicas no município se alavancaram, e transformaram o local em uma referência internacional no estudo de vertebrados fósseis do Período Cretáceo.
A cidade de Uberaba, localizada no Triângulo Mineiro, já é conhecida mundialmente por ser a “Terra dos dinossauros no Brasil” e conta atualmente com a maior quantidade de espécies do país. De acordo com a Prefeitura de Uberaba, desde a década de 1940 são registradas descobertas paleontológicas na região, principalmente em Peirópolis, um distrito rural do município que hoje é atração turística em função dos fósseis encontrados que hoje estão expostos no Museu dos Dinossauros.
Alguns dos ovos descobertos na última semana já entraram na exposição do Museu e estão abertos ao público entusiasta do Período Jurássico. O Museu é situado a 20 km de Uberaba, e funciona de terça a domingo, das 08:00h às 17:00h com entrada gratuita.