Como conquistar o YouTube com a sua marca

Por Communicare

Por Matheus Rabelo

Assim como em toda parte do marketing, o YouTube exige um olhar atento e estratégico

Reprodução: Pixabay

Ter um canal no YouTube pode ser um grande diferencial para as marcas. A plataforma permite mostrar que há pessoas por trás de tudo e, dependendo do seu negócio, estabelecer um vínculo mais humano e próximo com o seu público-alvo.

É possível que novas pessoas descubram o seu conteúdo através dos algoritmos do YouTube. E essas novas pessoas, ao perceber a sua autoridade no assunto, podem se converter em leads qualificados e, por fim, comprar o seu produto ou serviço!

Vale ressaltar também, que muitas pessoas preferem assistir um conteúdo ao invés de lê-lo. Então, se sua persona é assim, certifique-se de conhecer a melhor forma de entregar conteúdo e trabalhar o seu branding!

Visual

Para chamar a atenção no YouTube é importante que a identidade visual da sua marca seja atraente.

  • Lembre-se de estabelecer ponte entre o que sua marca já é e o seu canal. 
  • As thumbnails precisam trazer imagens que se relacionem com o conteúdo e chamem a atenção. Elas são um dos primeiros passos para que seu público identifique sobre o que é o seu conteúdo e clique no seu vídeo.
  • Se preferir, use, também, palavras-chaves fáceis de serem lidas rapidamente nas capas dos vídeos.

Linguagem

O tom de voz dos vídeos deve ser adaptado à linguagem diagnosticada na criação das personas. Se você busca atrair jovens, não adianta usar linguagem formal! Portanto, entenda como o seu público se comunica e seja aquele “amigo da telinha”.

É importante que a timidez não tenha vez na frente da câmera. Essa perda da vergonha é algo gradativo, então treine bastante antes de gravar. Seja autocrítico e note os vícios de linguagem e falhas na sua comunicação. 

Esse olhar sobre nós mesmos possibilita nos enxergarmos de outra forma.

No nosso próprio canal, fizemos um vídeo sobre dicas de Media Training que também se encaixa nessa temática! Veja só:

https://www.youtube.com/watch?v=pMIYABChP-A

Conteúdo

Não adianta você ser um salão de beleza e falar sobre receitas culinárias! Se atente ao seu nicho.

Os vídeos possibilitam novas formas de se expressar e como oferecer novos conteúdos. Pegando o exemplo do salão de beleza, imagina se o seu canal tiver quadros de repaginada no visual? Ou sobre dicas de quais penteados usar em diferentes ocasiões? Misturinhas caseiras para cuidar dos cabelos? Quem não assistiria?

Os primeiros minutos do vídeo

Quanto maior a média de tempo de visualização do seu vídeo em mais lugares ele será recomendado. Com isso, captar a atenção do público nos primeiros minutos — e, em alguns casos, segundos — é sempre crucial e aumenta as chances dos indivíduos continuarem assistindo.

Invista na sua simpatia em todo o vídeo, mas dê aquele toque especial no início! E no conteúdo também, hein? Se demorar demais a chegar ao ponto, o desinteresse e impaciência dominam a mente da pessoa. Lembre que vivemos em um mundo em que tudo precisa ser mais rápido e direto.

E aí, sua empresa vai embarcar nessa? Já crie suas estratégias e objetivos e mãos na massa!